O NOSSO PROJECTO

 
Com as condições proporcionadas nesta região, ao nível de espaços desportivos, é possível desenvolver um grande número de actividades que promovem a componente desportiva no dia-a-dia dos jovens. Assim o nosso projecto tem como justificativa, levar a população jovem do concelho a utilizar mais e melhor estes espaços, através da promoção de desportos e jogos que envolvam os participantes. As actividades a realizar visam o desenvolvimento de hábitos saudáveis combatendo o sedentarismo da população.
O desporto juvenil português debate-se hoje com problemas, como são: a baixa adesão às suas práticas e um considerável abandono prematuro.Numa perspetiva sistémica, as diferentes etapas da preparação desportiva, enquanto partes de um todo – o Sistema Desportivo – estão, necessariamente, inter-relacionadas, influenciando-se mutuamente. Neste sentido, a preparação desportiva dos jovens, não deve contrariar os objetivos e características do Alto Rendimento, não pode deixar de promover o desenvolvimento dos alicerces que suportam as exigências de preparação e competição, que caracterizam o nível superior da sua prática.Importa, portanto, no desporto juvenil, articular a sensibilização e promoção da prática com a deteção e enquadramento dos mais dotados, numa lógica que faça encarar a preparação desportiva juvenil como um processo a longo prazo, organizado em etapas diferenciadas, nos seus objetivos, métodos e necessidades de enquadramento.Como consequência, surgem reflexos desfavoráveis na sua formação, quer no plano das competências técnicas (saber fazer), quer das humanas e sociais (saber ser, saber estar), para além de constituir um dos fatores mais consistentes de explicação para o abandono precoce. Para que esse abandono não aconteça, é bom que sejam fomentadas/desenvolvidas atividades desportivas, para que os jovens não caiam no sedentarismo que hoje em dia assistimos de braços cruzados.
O Hóquei Clube da Mealhada é uma coletividade com 40 anos de história, tendo vindo ao longo dos anos a afirmar-se como um dos símbolos desportivos do concelho. Além do relativo sucesso alcançado pelos escalões Seniores (masculino e feminino), o clube orgulha-se por fomentar uma “política” desportiva onde os escalões de formação adquirem grande relevo, esforçando-se por contribuir para um desenvolvimento íntegro dos nossos jovens.Aproveitando o facto da Câmara Municipal de Mealhada já desenvolver o projeto “Escolas em Movimento”, mobilizando desta forma centenas de jovens dando-lhes a oportunidade de praticar Educação Física, o Hóquei Clube da Mealhada pretende, tal como aconteceu em 2004, integrar o ensino da Patinagem em tal programa.
Reconhece-se também que a Patinagem possibilita o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos jovens, o espírito de grupo e um bom ambiente relacional.Por outro lado, permite também aos nossos jovens o contacto com uma modalidade com grandes tradições no nosso concelho.Desta forma, o Hóquei Clube da Mealhada pretende, com o apoio da Câmara Municipal de Mealhada, proporcionar novas experiências motoras aos nossos jovens e, sensibilizá-los para uma futura prática da modalidade de Hóquei em Patins, contribuindo desta forma para a continuação da divulgação e implementação desta modalidade no nosso concelho.
A escolha da Mealhada para a realização destas clínicas de verão prende-se com o facto, desta cidade possuir um conjunto de infraestruturas que permitem uma oportunidade mais abrangente a nível de adesão nacional. Aproveitando o facto da Câmara Municipal de Mealhada assim como o Hóquei Clube da Mealhada, serem duas entidades que tem vindo a promover a modalidade na região, com a realização de torneios, estágios da seleção nacional e outras atividades relacionadas com o hóquei em patins, pretendemos dar assim mais uma forma de promoção da modalidade no país. Permitindo também aos nossos jovens o contacto com uma modalidade com grandes tradições no nosso concelho, e também o contacto com atletas de renome nacional que participarão neste evento.Desta forma, pretendemos que o Hóquei Clube da Mealhada, com o apoio da Câmara Municipal de Mealhada, proporcionar novas experiências aos nossos jovens do concelho e, sensibilizá-los para uma futura prática da modalidade de Hóquei em Patins, contribuindo desta forma para a continuação da divulgação e implementação desta modalidade no nosso concelho.
OBJECTIVOS GERAIS

  • Estabelecer uma maior ligação com este tipo de Actividade Física;
  • Enriquecer a cultura desportiva dos intervenientes;
  • Promover saúde e bem-estar – combater sedentarismo;
  • Aproximar a população do pavilhão municipal;
  • Adquirir hábitos lúdicos – desportivos;
  • Proporcionar um desenvolvimento global dos intervenientes nos domínios cognitivo, psicomotor e sócio – afectivo;
  • Sensibilizar os jovens para a aprendizagem da patinagem e posteriormente do Hóquei em Patins;
  • Promover o convívio entre os atletas/população da cidade
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  •  Promover e incentivar desporto na Mealhada;
  • Promover a prática de hóquei em patins;
  • Promover a ocupação dos tempos livres dos jovens com actividades desportivas facilitadoras do seu desenvolvimento físico, mental e social.
  • Promover novas aprendizagens com o intuito de melhorar o seu desempenho motor